Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Rito de passagem do 9º Ano do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

Inserida em: 26/06/2015

Srs. Pais,

Mais uma etapa se completa para vocês neste ano. Dizemos “vocês”, porque os pais também passam por esse processo. Agora se apresenta um novo segmento de estudo, desafios e preparo rumo à universidade e mercado de trabalho. É o desafio de pensar no curso que irá fazer, onde irá cursar, até onde a família pode buscar recursos para possibilitar esse crescimento pessoal, técnico e intelectual. As dúvidas, as buscas, os questionamentos, a elaboração de um projeto de vida...
São três anos que passam muito rápido, que podem ser realizados com um curso técnico, juntamente com o Ensino Médio, ou não.
                Uma etapa que exige autonomia, iniciativa, dedicação maior em relação aos estudos para que se possa escolher uma boa universidade, que mexe com o emocional, lida com medos e expectativas de muitas partes, além do adolescente. A família precisa preparar-se para este momento, manter um diálogo franco e respeitoso com o adolescente.
                O colégio apresenta essa preocupação quando insere em seu currículo as aulas de OPEE. E também ao colocar os alunos do 9º Ano participando da Feira de Profissões e de várias atividades que envolvem o Ensino Médio.
                Nesta etapa do processo em que estamos agora, os alunos assistirão a uma aula com a professora de Gramática, Clodonéa, no dia 1/7, às 9h45min, 3ª aula.
                No dia 18/8, pela tarde, os alunos terão uma aula de laboratório com os professores Marco Antonio e Ana Margareth.
                Em agosto ainda, o professor de Física, Fábio, preparará uma aula experimental para eles.
                Um bate papo entre os alunos representantes de classe do Ensino Médio e 9º Ano está sendo proposto para que possam fazer perguntas sobre o funcionamento das aulas, dos trabalhos, dos momentos de estudo, visitas, simulados e outros questionamentos que surgirem. É adolescente falando com adolescente.
                E, por fim, um bate papo com os pais, em data posteriormente agendada, para que juntos auxiliemos esse jovem a crescer da maneira mais saudável possível, a enfrentar as angústias que por ai se apresentarão com a quantidade de oferta de cursos e para o melhor desenvolvimento do autoconhecimento.

Cláudia Benitez Martinez dos Reis
                                                                                                                      Orientadora Educacional

Atenção: Após clicar na imagem, utilize as setas do teclado para navegar pela galeria.

Histórico de Notícias